Para não correr o risco de cometer erros, entenda os quatro tipos de trajes .
Traje Esporte
Esporte Fino / Traje Passeio
O traje passeio é um pouco mais elaborado que o traje esporte, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído, mas, uma certa formalidade. Um pretinho básico com uma sandália mais caprichada é uma boa sugestão para uma festa que pede o traje passeio. Os vestidos vão até os joelhos (longuete), com tecidos mais nobres. Brilhos devem ser usados com moderação.
Para eventos durante o dia você pode usar túnicas, pantalonas, tailleur com calça ou saia. O dress code vale para almoços, festa do chefe da empresa, visitas a museus e jantares com amigos.
Traje Social ou Passeio Completo
O traje social é indicado para festas sofisticadas e sérias. Podem ser usados vestidos longos à noite e longuetes para o dia e tailleurs. Vestido longo com pedrarias ou com decotes e fendas pode ser usado sem medo. Casualmente, alguns vestidos curtos, dependendo da ocasião. O cocktail dress pode ser usado sem erro, tecidos como o shantung de seda, georgettes e o chiffon vão a um casamento, seções de ópera, coquetéis em algum bar chique da cidade etc.
Traje Black Tie / Gala / Traje a rigor
A frase francesa “tenue de soirée” que pode vir junto ao convite, quer dizer “ápice do vestir”, ou seja, as fendas crescem nos vestidos, as joias brilham e o glamour esbanja no look de uma festa Black-Tie. Nesse caso, estolas e peles são benvindas, decotes com brilhos e sandálias altas também. O traje é visto nas grandes cerimônias como o Oscar e Globo de Ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário